A vida do Dr. Minoru Shirota

Médico e pesquisador em microbiologia do sistema gastrointestinal, Minoru Shirota foi o fundador da Yakult Honsha Co., Ltd. e do Instituto Central Yakult no Japão. Dedicou-se incansavelmente às pesquisas dos microrganismos promotores da boa saúde, os Lactobacillus casei Shirota, que deram origem aos probióticos Yakult.

1899

Nasceu no dia 23 de abril na cidade de Lida, província de Nagano, no Japão.

1921

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Kyoto.

1925

Concluiu o Curso de Medicina e permaneceu na Universidade para se dedicar às pesquisas relacionadas à microbiologia do sistema gastrointestinal. Inconformado com o alto índice de mortalidade infantil por infecções intestinais no Japão, o Dr. Shirota iniciou seus estudos sobre a microbiota intestinal com o objetivo de usá-los em prol da medicina preventiva. Nesta época, a medicina preocupava-se mais com o tratamento do que com a prevenção das doenças. Além disso, existiam poucas pesquisas sobre microrganismos benéficos aos intestinos.

1930

Obteve o título de Doutor. Realizou com sucesso o fortalecimento de microrganismos benéficos, selecionando o mais resistente: Lactobacillus casei Shirota.

1935

Iniciou a produção e a distribuição do Leite Fermentado Yakult na cidade de Fukuoka.

1955

Fundação da Yakult Honsha Co., Ltd em Tokyo, e do instituto de pesquisas, Instituto Central Yakult em Kyoto.

1967

Transferência do instituto de pesquisas de Kyoto para a cidade de Kunitachi, Tokyo.

1968
Dr. Shirota veio ao Brasil para a inauguração da fábrica da Yakult em São Bernardo do Campo, a primeira da empresa fora da Ásia.
1969

Em reconhecimento à dedicação em prol da saúde da população, Dr. Minoru Shirota recebe a mais alta condecoração do Governo do Japão.

1978

Fez a 3º visita ao Brasil. Nessa ocasião, plantou mudas de árvores na fábrica de São Bernardo do Campo.

1982

Faleceu no dia 10 de março aos 82 anos deixando como herança a oportunidade de se alcançar uma melhor qualidade de vida através de uma boa saúde.

Shirotarismo

A visão de futuro do nosso fundador, o Dr. Minoru Shirota, permanece no conceito do “Shirotaismo”. Ele está presente em cada um de nós que contribuímos para uma vida mais saudável através dos produtos Yakult.

 

Medicina preventiva

Promover a saúde é muito melhor do que ficar doente e ter de se tratar depois.

Longevidade através dos intestinos sadios

Os nutrientes indispensáveis à vida são absorvidos pelo intestino. Consequentemente, um intestino mais sadio permite desfrutar uma vida mais longa e saudável.

Boa saúde a um custo acessível a todos

Distribuir o Leite Fermentado Yakult ao maior número possível de pessoas com a melhor relação custo-benefício.

A filosofia do Shirotaismo e o seu objetivo de promover a saúde de todos continua viva desde a fundação da Yakult. Esse conceito resiste às constantes transformações dos tempos, formando os alicerces da empresa, permanecendo atual e na vanguarda do século 21.